sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Bicicletas de Nhanderu

Na tarde da quarta-feira dia 30 os participantes do Encontro assistiram o documentário Bicicletas de Nhanderú Uma imersão na espiritualidade presente no cotidiano dos Mbya-Guarani da aldeia Koenju, em São Miguel das Missões no Rio Grande do Sul.




O média-metragem  Bicicletas de Nhanderu foi o grande vencedor da 13ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental, na Cidade de Goiás. A produção dirigida por Ariel Ortega e Patrícia Ferreira levou o troféu Cora Coralina como melhor obra da competição.

O filme leva o espectador até a aldeia Koenju, em São Miguel das Missões para conhecer mais sobre o cotidiano e a espiritualidade dos índios Mbya-Guarani. O média-metragem, produzido pela ONG Vídeo nas Aldeias, registra a interação de membros da tribo com a população local, além das transformações em sua cultura decorrente da aproximação com o homem branco.
Bicicletas de Nhanderu é o segundo documentário de Ariel Ortega, de 25 anos. 

Representantes dos Neabis trocam experiências e propõem novas ações

Na manhã da quarta-feira os Representantes e membros dos NEABIs dos Campus Sertão, Osório e Porto Algre  juntamente com o Representante do IFF - Farroupilha reuniram-se para trocar experiências, relatar seus trabalhos e as suas principais formas de atuação nos seus respectivos campus. Neste Encontro foi acordado quem sediará o II Encontro de NEABIs.
Representantes e Membros dos seguintes Campus:
Campus Sertão
Campus Osório
IFFarroupilha Campus São Vicente do Sul

Professor Roberto dos Santos Fala sobre a importância dos NEABIs para a Educação Brasileira


Na noite do dia 29 tivemos a satisfação de receber o Professor Roberto dos Santos.


Especialista, Mestre em Educação e Coordenador do Curso de História da ULBRA, intelectual engajado que nas décadas de 80 e 90 integrou o Grupo o NEGRO e EDUCAÇÃO projeto que supervisionava as antigas delegacias de educação no estado do RS.


 Em sua palestra historificou a luta pela inserção da História e Cultura Afro-brasileira e Africana no currículo escolar. Ele também contextualizou a criação dos Neabis no Brasil.
As alunas da Pedagogia assistiram atentamente a fala do Professor Roberto dos Santos.


Os membros do Núcleo Renata Severo, a Bolsista Cristiane Gomes estudante de Pedagogia Aline Ferraz, o Coordendador Professor Padilha, a Professora Jaqueline Cunha

Apresentação de Trabalhos e Exposição KATAKATA

Na tarde do dia 29 os alunos e bolsistas dos NEABIs dos outros Campi apresentaram seus trabalhos na modalidade pôster no saguão do prédio.




Os participantes também puderam conferir a Exposição KATAKATA AQUI E LÁ, MUSEUS, MEMÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA. Exposição Fotográfica que integra a programação da 7ª Primavera de Museus do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) com 14 obras doadas para o acervo do MACRS a Curadoria WALTER KARWATZKI.
 Temas como o uso de plantas, ervas medicinais dos povos indígenas, Educação, Clubes Sociais Negros e Ações afirmativas foram abordados pelos alunos nos seus pôsteres 

Encontro de NEABIs dia 29

No primeiro dia do encontro pela manhã contamos com a presença da Professora Marillene Paré que ministrou um painel sobre a auto-imagem e auto-estima da criança negra tema este que envolveu os participantes. Falou sobre as teorias de aprendizagem e as nove dimensões do pensamento da criança negra, assunto que foi tese de sua pesquisa de mestrado. 

Neste dia também contamos com a presença do Antropólogo Flavio Gobbi e Sr Luiz Fagundes Assessor Técnico da Secretaria Adjunta dos Povos Indígenas e Direitos Específicos/SAPIDE Secretaria Municipal de Direitos Humanos/SMDH que falaram sobre o Programa de Apoio as Comunidades Indígenas Mbyá-Guarani BR 116 desenvolvido com a FAPEU - Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária da UFSC.